Traumatologia Desportiva e Primeiros Socorros

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2017/2018

Código: DESP31
Sigla: TDPC
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
DESP 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Ana Cristina Ferreira Santos Correa Figueira
Corpo docente: Nuno Miguel Ventura de Oliveira
Ricardo André Monteiro Robalo

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Previnir situações de risco nas mais variadas modalidades desportivas.
Identificar situações de risco, conhecendo as lesões provocadas pelo sobreuso e uso inadequado.
Conhecer as técnicas de primeiros socorros adequadas e tomar decisões ajustadas para diferentes situações de trauma e lesão que podem decorrer da prática desportiva.
Dominar a terminologia específica das temáticas abordadas.

Conteúdos programáticos

Traumatologia Desportiva

1. Lesões desportivas – Sua definição e etiologia. Epidemiologia das lesões. Avaliação dos factores de risco. Lesões associadas às várias modalidades desportivas e aspectos preventivos.
2. Definição da lesão muscular em função da sua tipologia. Causas e factores predisponentes à lesão. Sintomatologia e medidas terapêuticas. Lesões músculo-tendinosas.
3. Exame de avaliação médico-desportiva
4. Principais lesões na actividade desportiva (macro-traumáticas e micro-traumáticas, lesões osteo-músculo-articulares).

Primeiros Socorros

1. Princípios gerais dos primeiros socorros. Sistema Integrado de Emergência Médica. Prevenção e plano de emergência. Abordagem à Vítima. Sinais Vitais. Introdução ao Suporte básico de vida. Conceitos básicos de reanimação cardiorrespiratória com utilização de Desfibrilhadores Automáticos Externos - DAE.

3. Metodologia de abordagem perante diferentes situações: Enfarte Agudo do Miocárdio; Acidente Vascular Cerebral; Asma; Epilepsia; Diabetes; Intoxicações; Feridas cutâneas; Queimaduras; Hemorragias; Traumatismos cranianos e vertebrais; Choque; Especificações da Criança.

4. Estilos de vida saudáveis:
- Regras de higiene na actividade desportiva
- Os primeiros socorros em contextos de actividades desportivas e de aventura.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

O risco, o contacto físico e os impactos do exercício no organismo humano permitem considerar o acidente como um incidente típico e com uma tipologia particular nos diferentes contextos da prática desportiva.
Parece de extrema importância, neste contexto: conhecer, prevenir e identificar as situações de risco, passíveis de provocar lesões, assim como desenvolver um conjunto de competências de atuação rápida e eficaz, na resolução de eventuais acidentes; identificar e distinguir as estruturas envolvidas nas lesões desportivas mais frequentes; identificar e descrever as vantagens e importância do exame de avaliação médico-desportiva; executar primeiros socorros básicos evidenciando conhecimento das noções básicas de referência.

Metodologias de ensino

A abordagem dos conteúdos programáticos será feita, numa primeira fase, em aulas de natureza expositiva, assentes na apresentação e discussão de temáticas decorrentes dos conteúdos enunciados neste programa. Numa segunda fase esta abordagem será feita em aulas práticas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

O desporto assume, nos dias de hoje e em todas as faixas etárias, uma grande importância. Em toda a atividade desportiva existem algumas patologias que poderão estar associadas à sua prática. Esperam-se de um técnico em Desporto, como agente de promoção do bem-estar e qualidade de vida, competências que permitam atuar no sentido de prevenir e controlar os fatores que podem conduzir a alterações e lesões do organismo humano. Espera-se também que saibam diagnosticar e encaminhar para cuidados especializados, os praticantes afetados que necessitem desses cuidados.
A competência prática satisfatória perante a exposição de casos clínicos revela-se fundamental nos diversos contextos desportivos, pelo que se torna imprescindível nos técnicos desportivos: saber como realizar uma abordagem da vítima em segurança; diagnosticar uma paragem respiratória e cardiorrespiratória; aplicar corretamente o suporte básico de vida e usar corretamente o disfibrilhador automático externo.

Metodologia e provas de avaliação

A classificação final resulta da média ponderada das seguintes componentes:

1. Avaliação do Processo (30%):
- Assiduidade e participação nas aulas (10%). É expressa pelos diversos tipos de tarefas realizadas nas aulas sobre forma manifestada de interesse e participação crítica.
- Relatório escrito sobre uma situação clínica apresentada (20%).

2. Avaliação do Produto (70%):
- Resulta do desempenho do aluno num teste escrito sobre os conteúdos programáticos.

Uma classificação final inferior a 9.5 valores remete o aluno para exame.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada estudante esteja presente em 80% das aulas e participe na discussão das questões em análise e execute os trabalhos programados.

Os trabalhadores estudantes e os estudantes de regimes especiais deverão contactar o docente nos 1ºs 15 dias após o inicio das aulas.

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